Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 22 de março de 2011

Blogosfera policial é chamada a se organizar para lutar por reajuste salarial em Minas Gerais

Prezados amigos blogueiros e leitores,

Como um dos defensores do espaço virtual de comunicação, que acabou se incorporando ao nosso dia-a-dia, se transformando em uma ferramenta de importância incalculável na difusão de informação, orientação, proteção, apoio e na defesa dos interesses coletivos, dos direitos humanos, garantias e liberdades fundamentais, acredito que chegou a hora de pensarmos em ampliar e melhorar nossa organização e o alcance do trabalho que desenvolvemos.
Não é preciso enumerar as muitas ações que desenvolve-se através dos blogs, que atualmente se constituem em uma voz sem limites para denunciar, fiscalizar, reivindicar, elogiar, criticar e promover a cidadania e o respeito da dignidade dos policiais e bombeiros militares.
A última e mais notável ação que teve início com a intervenção e participação dos blogueiros, que também são impulsionados pelos internautas, se constituiu na convocação da assembléia geral unificada das entidades de classe, pois descobrimos e fomos também descobertos pelos policiais e bombeiros militares, como um canal democrático e plural, sem restrições ou sujeito a intimidações e interferências, para que possamos soltar nossa voz, fazendo com que alcance o mais longínquo subdestacamento da Polícia Militar.
Todos sabemos que informação é poder, mas ainda tenho observado que falta uma maior articulação e coesão em torno das muitas ações que levamos todos os dias aos nossos leitores, o que faz com que também pulverizemos nosso poder, fragmentando nossa força, o que resulta em pouca capacidade de conscientizar e politizar o público leitor, sobre seu papel e como deve exercê-lo em sua luta, não se deixando iludir por falsa ou promessa inexequível.
Assim proponho que possamos discutir como podemos melhor nos organizarmos como blogueiros da segurança pública, e como podemos melhorar nosso desempenho perante aos leitores e quais procedimentos devemos adotar para concentrar esforços na mobilização que ora se aproxima, e que teremos o dever em informar em tempo real, e é lógico expressando opiniões e criticas para evitar que os policiais e bombeiros militares sejam manipulados e até usados para atender interesses diferentes dos que forem discutidos e aprovados em assembléia.
Outro ponto que julgo também importante, é avaliarmos qual medida aplicaremos e difundiremos entre os PM e BM para começar a colher sugestões e propostas, dados, informações, afinal uma proposta de reajuste salarial, deve ter parâmetros e índices inflacionários  para serem aplicados para que tenhamos algo de concreto para ser apresentado, sem o que podemos ser vítimas de estratégias políticas com objetivo de desmobilizar, esvaziar e enfraquecer o movimento reivindicatório, daí estarmos atentos a todos os passos e ações, sejam das entidades, comando e do governo.
Temos muitas questões que precisam ser discutidas, a copa de 2014 se aproxima, as demandas aumentaram no campo da segurança pública, e pelo que sabemos a secretaria extraordinária do governo, somente irá priorizar a execução de ações, planos e programas para que o evento transcorra na mais perfeita e absoluta ordem e normalidade, mas os policiais e bombeiros militares até agora não compõem a agenda oficial, se vamos ser vitrines mundiais, porque não começar por instituir um incentivo financeiro temporário para os que trabalharem na copa do mundo. Porque será que nada até agora foi apresentado ao governo? Estas e outras perguntas precisam ser feitas, para sabemos se há alguma resposta.
E na assembléia geral, penso que devemos nos apresentar como uma rede de blogs, que atua na defesa da participação, sendo um canal sem intermediários para que todos possam expressar e manifestar sua opinião, expressão e pensamento.
Assim fica nossa proposta, e caso se interessem em formar e estruturar esta rede para termos um trabalho mais organizado, unificado e com foco nos temas, acontecimentos e fatos que sejam de interesse coletivo dos policiais e bombeiros militares, estaremos prontos e abertos à discussão de ideias.
Aguardo manifestação para avaliarmos juntos se há possibilidade de construirmos uma rede de comunicação que integre, interaja, informe, oriente, apoie, promova, proteja, e defenda o interesse da valorização profissional, do exercício livre e pleno da cidadania e do respeito da dignidade humana.
É importante que os leitores e seguidores dos blogs, também se engajem nesta luta e promovam a maior difusão de informações jamais vista em uma blogosfera policial, pois será por meio da construção de redes de contatos e permanente troca de informações e debatendo ideias e propostas, que conseguiremos avançar na luta pela valorização profissional de todos os integrantes da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares.
Contamos com a consciência participativa cidadã de cada um! Que cada um faça sua parte, guiando-se pelo princípio de que informação é poder, e poder emana do povo, sendo inerente a nossa condição de cidadão.  

Um fraterno abraço a todos, e vamos a luta!

José Luiz Barbosa, Sgt PM

Presidente da Associação Cidadania e Dignidade
Fundador do Blog

Postado: administrador do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com