Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 24 de março de 2011

SSP recua e desiste do fechamento de distritos e delegacias em SP

Arquivo/O Vale

Medida atingiria municípios com menos de 5.000 habitantes; mudança ocorreu após pressões políticas
Luara Leimig

São José dos campos

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) recuou ontem e negou que irá fechar os distritos das cidades com menos de 5.000 habitantes do Estado de São Paulo. O anúncio havia sido feito na última sexta-feira e afetaria pelo menos 7 cidades do Vale do Paraíba.
O recuo do órgão ocorreu após pressão política feita por meio dos prefeitos das cidades pequenas do estado, que foram contrários ao fechamento das unidades.
Na região Areias, Arapeí, Canas, Lagoinha, Monteiro Lobato, Redenção da Serra e São José do Barreiro teriam as delegacias fechadas e os boletins de ocorrências ‘leves’ seriam feitos pela Polícia Militar, como furtos e perda de documentos. No caso de crimes mais graves, como homicídios e latrocínios, roubo seguido de morte, seria feito por um delegado da cidade mais próxima, que também ficaria responsável pela investigação.
“A violência vem crescendo em todos os lugares e ao invés de aumentar o efetivo o governo quer fechar delegacias. Não queremos isso e acreditamos que o governo vai avaliar esta situação com cautela”, disse o prefeito de Monteiro Lobato, Gabriel Vargas (PSDB).
Aglutinação. Outra mudança anunciada pela SSP, mas que será mantida e já está sendo estudada é a reengenharia dos distritos policiais que seriam concentrados em polos da Polícia Civil ao invés de existir diversos distritos nos municípios.
Na região as cidades que podem ter seus distritos aglutinados são Jacareí com cinco distritos, São José dos Campos que possui 8 distritos policiais e Taubaté com quatro.
Além dos distritos, as três cidades também contam com delegacias especializadas como DIG (Delegacia de Investigações Gerais). DDM (Delegacia da Mulher) e Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) que também deverão ser incluídas neste ‘remanejamento’ das unidades policiais.
Segundo o delegado assistente do Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Edilzo Lima, nenhuma delegacia será desativada, apenas irá funcionar em um espaço físico junto a outras unidades.
“O que deve ocorrer, mas ainda está em estudo, é a união do espaço físico e não a extinção de uma delegacia. Um exemplo é a Delegacia da Mulher e a do Idoso em São José que poderiam funcionar em um único prédio, mas mantendo as equipes atuais”, disse.
A aglutinação traria economia com a redução de aluguéis de prédios e, segundo a polícia, benefícios para a população com serviço mais centralizado e mais investigadores.
SSP. A SSP negou a pressão política, informou que nunca houve a intenção de fechar nenhuma delegacia e o que ocorreu foi um erro de interpretação. Segundo a SSP, o projeto de reengenharia das unidades policiais civis foi iniciado em 2010 no Deinter 9 de Piracicaba e será estendido para todo o Estado, com aglutinação de distritos policiais em um mesmo endereço.
O objetivo é melhorar o desempenho da Polícia Civil na investigação criminal, identificação e prisão de autores, recuperação dos bens subtraídos, melhoria da qualidade dos inquéritos policiais e melhoria no atendimento à população.
Ainda de acordo com a secretaria, já estão em andamento concursos para contratação de 484 escrivães e 1.053 investigadores para todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com