Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 5 de julho de 2011

81 faculdades não aprovam ninguém no Exame da Ordem



No último ano, em 13% das 610 faculdades brasileiras nem sequer um aluno conseguiu nota para obter o registro profissional. Entidade pedirá que o Ministério da Educação fiscalize essas instituições.Das 81 instituições de ensino que têm todos os alunos reprovados no exame da Ordem de dezembro, três são do DF. MEC será acionado para verificar a estrutura dessas escolas


O ministro da Educação, Fernando Haddad, receberá uma missão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): supervisionar as faculdades de direito que não aprovam estudantes no Exame de Ordem. O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, apresentará oficialmente os dados do último exame à pasta da educação: 81 das 610 faculdades que submeteram estudantes do último ano do curso não tiveram nenhum candidato aprovado — um índice de 13%. De acordo com a OAB, essa avaliação será feita também nos próximos exames, quando será observada uma possível reincidência. O presidente da OAB iniciou um estudo sobre a viabilidade de tentar punir as faculdades — inclusive com o fechamento do curso — por via judicial.

"O aluno não pode ser o único prejudicado pelo péssimo ensino. A OAB está cumprindo a sua parte e vai tomar providências em relação às faculdades sem qualidade", afirmou o coordenador nacional do Exame de Ordem e secretário-geral da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho. Das faculdades sem nenhuma aprovação, três estão localizadas no Distrito Federal: Faculdades Integradas Unicesp, Fortium e Faculdade Espam, incorporada à Faculdade Projeção. Elas tiveram, respectivamente, um, dois e oito inscritos no último exame. De acordo com o coordenador, a maioria dos 81 cursos apresentou mais de 40 inscritos e, no caso das instituições do DF, a reprovação pode não representar a má qualidade do ensino, em função do baixo número de inscritos.

A coordenação do curso de direito da Unicesp informou que legitima o Exame da Ordem, mas reiterou que a proporcionalidade dos aprovados foi relatada de forma distorcida, já que a reprovação de um único aluno representou 100% de reprovação. Procurado pelo Correio, o diretor administrativo da Faculdade Projeção, Lauri Tadeu Martins, disse que não existe um resultado oficial da prova. "Pelo nosso controle, temos 10 alunos aprovados." A direção da Fortium não foi encontrada pela reportagem.

A OAB divulgou também as sete instituições com melhor desempenho no exame. A Universidade de Brasília (UnB) faz parte da lista (veja quadro). Segundo Marcus Vinícius, a grande maioria das faculdades sem aprovação representam instituições totalmente desvinculadas do ambiente jurídico da pesquisa.
O coordenador critica ainda postura do MEC em relação à criação de novos cursos. "Eles autorizam a criação de novos cursos de forma desproporcional, não razoável. Já temos mais de 1.100 faculdades de direito e eles aprovaram mais 40 faculdades neste ano", afirmou.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com