Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jovens são foco da prevenção às drogas

O Seminário Regional de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara Federal, realizado nessa semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, teve como principal debate a prevenção do uso das drogas, focando os jovens e crianças. Dados apresentados aos parlamentares da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGA) comprovam que o número de usuários jovens é cada vez maior.
A juíza Valéria Rodrigues, presidente do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte, alertou sobre a urgência no atendimento ao adolescente infrator. “Os jovens são encaminhados diretamente a mim quando apreendidos após cometerem delitos. São 800 inquéritos que recebo por mês, sendo esse o mesmo número de processos que o Fórum de Belo Horizonte recebe para distribuir em 24 varas. Consigo comprovar que é grande o impacto das drogas sobre a prática criminosa: 25% dos inquéritos referem-se a tráfico de drogas, 21% a uso de drogas e o restante a outros delitos, como furtos e roubos, que costumam ser motivados pelas drogas”, concluiu.
O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), coordenador e presidente do seminário, enfatizou que projetos sociais envolvendo a família e as escolas são pontos cruciais para prevenir o uso de drogas. “A atenção aos jovens começa nas escolas e no meio familiar. Pelos depoimentos, sabemos que os jovens começam a usar drogas muito cedo, com 10 anos de idade e é com a atuação de projetos dentro das escolas com a participação da família que a prevenção deve ser eficaz”.
O seminário regional é realizado em todas as capitais do país e aborda cinco diferentes eixos que serão as temáticas do Plano Nacional de Políticas Públicas de Combate às Drogas: prevenção, tratamento e acolhimento, reinserção social, repressão ao tráfico e sugestões para legislação. A coordenação do seminário foi dos deputados federais Leonardo Quintão e Weliton Prado (PT-MG) e tem como relator o deputado federal Geraldo Thadeu (PPS-MG). Participaram da mesa o presidente do CEDROGA, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), o relator do CEDROGA, deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa das Entidades Terapêuticas, deputado federal Eros Biondini (PTB-MG), o vereador Elias Murad (PSDB), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, deputado estadual Durval Ângelo (PT).
Os palestrantes do seminário foram o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Inspetor David Stanley Bonfim Dias, o Subsecretário Estadual Antidrogas, Cloves Benevides, o representante da Polícia Militar de Minas Gerais e coordenador do Programa Educacional de Combate às Drogas, Capitão Ferraz, a juíza Valéria Rodrigues, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o presidente da Federação Nacional das Entidades Terapêuticas Evangélicas, Wellington Vieira, a coordenadora da Comunidade Poços de Luz, de Poços de Caldas, Roseli Barcelos e o presidente do Projeto Vida, de Contagem, Geovane Alexandre Silva.
Ainda estiveram presentes os deputados estaduais Carlos Mosconi (PSDB), Doutor Viana (DEM) e Fábio Cherém (PSL), e os vereadores Geraldo Félix (PMDB) e Hugo Tomé (PMN), presidente da Comissão Especial Municipal de Combate às Drogas da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com