Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 14 de agosto de 2011

Analogia entre os termos Policia Militar x liberdade, opressão

             Vivemos dias antagônicos em alguns segmentos sociais. Se de um lado temos vários grupos na luta por justiça, emancipação e transparência, por outro vemos o recrudescimento de práticas arbitrárias e que muitos já acreditavam fazer parte do passado. O exemplo clássico dessa dicotomia está na relação entre os termos: policia militar, que seria o mesmo que liberdade opressão. Polícia: conjunto de leis, regras impostas aos cidadãos visando à moral, ordem pública. Instituições incumbidas de fazer respeitá-las (Aurélio Buarque de Holanda). Então, como imaginar que um órgão como esse seja capaz de infringir, em nome da lei, cometer abusos, intimidar, oprimir, desrespeitar, violar direitos, não respeitar procedimentos?

           É isso cidadão: vários são os exemplos de polícia, (que surge para garantir o direito a liberdade), ao contrário ser agente de abusos e barbáries em nome do Estado. É como se fosse mundos paralelos. Eles ignoram leis, regulamentos e vivem literalmente numa bolha de poder. Aliás, há tempos que a polícia não atende as expectativas do cidadão, seja pela ineficácia no combate ao tráfico, roubos, prevenção. A polícia nos moldes de hoje, atende simplismente ao poder, ou melhor, aos que usufruem dele. Aí dos policiais que pensarem em agir em nome da lei contra os detentores do poder, veja operaçã voucher, que a presidente Dilma exige explicação por fotos divulgadas e algemas usadas nos suspeitos presos.

                Polícia deveria garantir a liberdade, e não ficar preocupada com expressão dos blogueiros. Mais uma vez , temos o Estado opressor, usar os recursos que deveriam ser utilizados para melhoria das condições dos cidadãos, ao contrário, esses recursos acabam sendo aplicados de forma distorcida no maquiamento da realidade, como se tudo estivesse lindo, belo e principalmente, de acordo com nossa Carta Magna, a Constituição Federal. Por isso, governos a cada pleito gastam milhões e milhões em propaganda institucional, contratando inclusive artistas.
         
                Como disse Arnaldo Jabour "eles estão vivendo uma crise nas relações de poder", e pena que a população no Brasil, esteja dispersa, mal informada, analfabeta, consequência novamente da omissão do Estado; grande campeão de omissão, na saúde, transporte, educação. O estado ganha sempre, (especialmente o brasileiro), por isso deveria patrocinar uma copa do mundo de superfaturamento, cujas viaturas seriam o exemplo clássico, além da corrupção, onde raramente se condena alguém, e nunca se recupera o dinheiro desviado. É contra isso que a liberdade de expressão grita, porém o braço mais forte do Estado, a polícia militar, tenta reprimir, intimidar, etc. O mundo passa por uma transformação de paradigmas, quiça o Brasil faça parte dessa mudança, e que sejamos bem nesse "campeonato", já que até o futebol ficou industrializado. Liberdade de expressão ao cidadão já!!!

               
                    Fonte: Anastácio/blog No Q.A.P
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com