Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Governo de Minas faz aliança com a sociedade para combate à droga

BELO HORIZONTE (01/08/11) - O governador Antonio Anastasia lança, nesta terça-feira (2), o programa Aliança pela Vida, parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para enfrentar um dos mais graves flagelos da vida contemporânea: a luta contra as drogas.
A proposta da Aliança pela Vida é o trabalho competente, criativo e parceiro para assegurar que a vida vai prevalecer sobre as drogas. Para alcançar essa meta, serão ampliadas ações já existentes e implantado novo conjunto de medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e abuso de álcool e outras drogas, sobretudo o crack.
As ações serão voltadas ao atendimento de usuários, dependentes de drogas e seus familiares, e à capacitação de profissionais de saúde, da área de assistência social e do sistema de defesa. O programa vai também atuar na repressão ao tráfico de drogas.
A Aliança pela Vida é um dos resultados do decreto assinado pelo governador em fevereiro deste ano, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Apenas para este ano, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões. Numa primeira etapa, os recursos serão destinados a cinco ações principais:
Rua Livre - Locais de consumo e de venda de drogas serão ocupados com atividades culturais, esportivas e de lazer. A proposta é chegar às ruas, praças e outros espaços públicos antes das drogas.
Paralelamente, serão desenvolvidas outras ações integradas e simultâneas para inibir o uso de drogas nesses locais. Uma delas é o acolhimento ao usuário, a ser feito no próprio local por uma unidade móvel, que contará com profissionais qualificados e ajuda de ex-usuário de drogas, capacitado pelo Governo de Minas para integrar a equipe. Esses profissionais vão orientar, alimentar e fazer o encaminhamento ao serviço adequado. Também buscarão referências familiares da pessoa acolhida para dar mais eficiência ao atendimento.
A unidade móvel estará em contato permanente com a Polícia Militar, que poderá ser acionada a qualquer momento para a repressão ao tráfico. Serão ainda feitas intervenções urbanas para melhorar a limpeza e iluminação desses locais.
Canal Minas Saúde - O Canal Saúde, do Governo de Minas - uma das maiores redes de TV corporativa do país, formada por 12 mil pontos de recepção em escolas, postos de saúde, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e presídios - também integrará a Aliança pela Vida. Por meio do Canal Saúde serão capacitados 150 mil profissionais do Estado e dos municípios nas áreas de saúde, educação, assistência social e sistema de defesa para atuar nas ações de prevenção e combate à droga. O curso a distância, de 80 horas, terá início na última semana de agosto.
Mobilização Social - Será lançado nesta quarta-feira (3), edital para seleção de 100 projetos de entidades sociais parceiras em todo o Estado. Elas receberão recursos de até R$ 70 mil do Governo de Minas para desenvolver ações de mobilização social voltadas para a prevenção e o combate às drogas. Serão selecionados os projetos mais inovadores dirigidos para a área da educação: juventude que queira abandonar o tráfico, para profissionais do sexo, para as famílias dentre outros.
Socorro Familiar - Equipes formadas por psicólogo e assistente social atenderão familiares de usuários de drogas em casa. A proposta é fazer o primeiro acolhimento, orientar e, quando necessário, encaminhar membros da família ou o próprio usuário para assistência em serviços especializados. Será dada prioridade para casos de internação encaminhados pela Justiça.
Ligue Minas 155 / SOS Drogas - Vinte atendentes foram qualificadas para dar atendimento mais eficaz a quem procura o SOS Drogas. Quem discar o número 155 terá informação sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. Para casos de urgência, as atendentes terão suporte de equipe especializada do SOS Drogas, formada por psicólogo e assistente social, que orientarão de acordo com a necessidade de cada caso.
Além do SOS Drogas, o governo mineiro mantém o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), localizado na Praça Sete, em Belo Horizonte. O Centro presta atendimento presencial a pessoas com dependência e apoia as suas famílias.
Minas Gerais conta também com a Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico, formado por entidades terapêuticas conveniadas, que disponibilizam quatro mil vagas em diversas modalidades: ambulatorial, permanência dia, internação, abrigo temporário, entre outras. O Estado conta ainda com a parceria técnica de grupos de mútua ajuda, que atendem e dão suporte à família do dependente químico.
Serviço:
Evento: Lançamento do Programa Aliança pela Vida
Local: Palácio Tiradentes - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Data: 02/08/2011
Horário: 11 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com