Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JOVENS DO CHILE DÃO SHOW DE CIDADANIA, OS JOVENS BRASILEIROS NÃO SE PREOCUPAM COM ISSO.


FOLHA.COM 

Estudantes chilenos protestam por educação
 

DA ANSA 

Os estudantes chilenos iniciaram nesta quinta-feira uma nova marcha na capital Santiago em defesa da educação, mesmo com a proibição das autoridades, que querem evitar a aproximação dos manifestantes da sede presidencial.
O protesto foi iniciado oficialmente pouco antes das 11h locais (10h no horário de Brasília) e espera ser o maior protesto em 20 anos de democracia. Já são cerca de 20 mil pessoas mobilizadas e o número deve aumentar nas próximas horas.
A prefeitura, no entanto, somente autorizou a marcha em uma região específica da avenida Alameda, a mais larga da capital, com início na Estação Central, no leste, e com término da praça Los Héroes, sem passar pelo Palácio La Moneda.
Apesar disso, os estudantes já ocupam ambos os sentidos da avenida. Outros pontos da cidade também serviram como concentração. Todos os manifestantes devem se encontrar na praça.
A presidente da Confederação dos Estudantes da Universidade do Chile (Confech), Camila Vallejo, disse que a mobilização tem como objetivo reafirmar "nosso compromisso de seguir adiante e continuar levantando nossas demandas que vão no sentido da cidadania, por um sistema de educação pública de qualidade, democrático e pluralista".
"Por isso", acrescentou a líder estudantil, "este movimento não é somente estudantil e dos professores, mas também de todos os atores sociais que hoje têm um interesse particular pela melhora da educação no Chile para nossas futuras gerações e para o desenvolvimento do país".
O prefeito de Santiago, Fernando Echeverría, disse, pouco antes do início da mobilização, que "espera não ter que lamentar os atos de violência que vivemos nas marchas anteriores". Segundo ele, "os policiais têm o direito de dissolvê-la ou não", já que a manifestação não foi autorizada.
Hoje, o Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (Cruch) deveria responder hoje aos estudantes se irão aceitar a proposta do Ministério da Educação ou se vão fazer parte de um documento elaborado pelos estudantes, professores e outras organizações mobilizadas.
A marcha foi convocada pela Confech justamente depois do presidente do país, Sebastián Piñera, ter proposto um acordo nacional que não agradou os estudantes. 

COMENTO:
No Brasil, educação pública de qualidade não interessa aos políticos, que querem manter o povo escravo dessa cleptocracia que seguem implantando em todo país, enquanto o povo analfabeto ou analfatebo funcional, enche os estádios de futebol, toma cerveja e torce para o carnaval chegar.
 
 
Comentário do Blog política cidadania e dignidade:
 
Assim como os políticos brasileiros, os jovens também já estão contaminados pelo desejo de também serem usufrutuários do poder, assim antes de serem picados pela mosca azul, começam sua militância política, com entusiasmo e determinação, mas são presas facilmente cooptadas pelas lideranças e donos de sesmarias eleitorais, que logo os encastelam no poder, e ao se darem conta de que há muitas benesses, privilégios e mordomias que podem auferir, tornam-se também algozes da luta pela cidadania, e a educação que poderia ser a arma para emancipação do cidadão nas mãos de seus antes defensores, passa a ser mais um discurso na luta pela perpetuação do poder, que invariavelmente será loteado entre amigos.
Já não se fazem jovens como antigamente? ou será que todos fomos também inoculados com o vírus da corrupção que se alastrou pela sociedade?
Aonde está as entidades estudantis? que atualmente se tornarão mais uma fonte para que suas lideranças as usem como palco para auto-promoção política e como um curral eleitoral, já que a alienação é arma mais usualmente empregada pelos interessados em serem eleitos, sob o discurso que assim terão espaço e poder para representar os interesses da educação.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com