Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Matemática básica: cadeias


Há uma verdade: cadeias não rendem votos. Ao revés, reduzem o eleitorado.
Além do elevado custo financeiro que elas representam na construção, existe ainda o custo da sua manutenção e a despesa que será gerada com cada um dos presos recolhidos. E como esse gasto não é visto pelo eleitorado como algo que lhes dê retorno imediato, obviamente os políticos que sejam mais interessados em reeleição do que no bem-estar da sociedade acabam por optar em utilizar o dinheiro público em despesas que sejam mais “visíveis” ao eleitor.
Mas adiante da questão econômica, muitos não percebem que a construção de cadeias tem também intrinsecamente um grande custo político. Isso porque o político que concorda com a instalação ou que promove a construção de cadeias perde o apoio (e aqui se incluem também as “doações” de campanha, sejam formais ou ilícitas) de determinados grupos interessados na ineficiência do Estado na repressão de crimes, acaba reduzindo o eleitorado dentre os próprios eleitores que porventura acabem presos e perde também os votos da população que reside na região em que a cadeia é instalada (eis que ninguém fica contente ao receber a notícia de que passará a ter uma cadeia como vizinha).
Então, não construir cadeias é um excelente negócio para o político “astuto”.
Melhor ainda se resolver o problema da superlotação com "canetadas", simplesmente criando leis para que um grande grupo de criminosos (ainda que possam representar risco para a sociedade) tenha que permanecer em liberdade.
Assim não se perde votos. Pelo contrário, o eleitorado permanece feliz na sua ignorância, sem perceber que a sua própria insegurança tem algumas das causas nessa situação. E para o político em si (como pessoa) é indiferente, pois dificilmente será vítima da violência a que está submetido o cidadão comum.
Então os políticos que percebem essa falha de percepção do eleitorado optam pelas soluções que lhes rendem mais votos, ainda que com isso prejudiquem pessoas comuns de bem e que batalham para viver de modo honesto.

Ayrton Vidolin Marques Júnior
Juiz no Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com