Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tem dinheiro para nova secretaria extraordinária de segurança, mas não tem para o piso salarial nacional

EDITORIAL DO BLOG:

Vejam que notícia mais fantástica, criaram mais uma secretaria, agora extraordinária para grandes eventos, como se a criminalidade que ocorre todos os dias pelo Brasil afora, já não fosse um grande e habitual painel, com o qual os policiais e bombeiros militares de todo Brasil lutam diariamente para que não se transforme numa catastrófe natural e irreversível.
Pela afirmação nas declarações, foi ouvido todos os estados, e é claro suas polícias, mas não me lembro de ter participado de qualquer instrumento que seja de sugestão, para uma nova política de segurança pública, que tivesse como eixo a valorização profissional, como requisito elementar para a aplicação de qualquer plano e, que não seja construído com a participação miníma que seja de seus executores e operadores.
Repete-se a lógica totalitária de que o uns pensam para muitos executarem sem questionamentos, se o que foi planejado terá como ser implementado em condições especiais, como os grandes eventos, que demandam esforço redobrado e dedicação exclusiva, com recursos humanos desmotivados e desvalorizados, de certo esta variante, nem sequer foi considerada nem mesmo como razão para se discutir também o esforço conjunto dos estados e união em estabelecer o piso salarial nacional, igualando os salários dos policiais em todo Brasil. 
A exemplo do que declarou o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, pois se o Governo Federal quer orientar e construir a segurança pública, deve logicamente começar por orientar e construir também a valorização dos profissionais de segurança pública do país, que já muito esperam esta essencial, imprescindivel e irrevogável responsabilidade da União, como órgão central do poder da República, e que em última instância é o tutor dos estados que compõem seu organismo político.
Vemos assim, mais uma vez que não interessa investir na valorização profissional, como política de melhoria da segurança pública, e da promocão da dignidade, mas somente na constituição de órgãos, para engordar a já pesada máquina federal, com cargos, funções, chefias, e assim agasalhar quem sabe mais alguns apadrinhados do poder e suas influências.
É como protesto ao desrespeito, e a desvalorização histórica que nos acompanha ao longo de toda uma vida profissional, sujeito a todos os riscos, perigos e incertezas, que devemos nos apresentar no dia 09 de agosto, em Brasília, para um batalha épica e que entrará para os anais da história brasilieira, em que pela segunda vez, teremos milhares de fardas multicoloridas de todos os estados, ocupando a esplanda dos ministérios, dizendo que não trabalharemos mais como meros executores de ordens e sem respeito a dignidade, que merecemos por sermos os guardiães e promotores da segurança, e da tranquilida pública, e para isto abrimos mão de sermos trabalhores comuns, para assumir uma característica especial, a de sacrificar a própria vida, na defesa do bem mais importante de qualquer cidadão.

*José Luiz Barbosa, Sgt PM
Presidente da Associação Cidadania e Dignidade.

Copa 2014

Nova secretaria deve garantir segurança de eventos

Foi publicado nesta terça-feira (2/8) no Diário Oficial da União o Decreto 7.538, que cria a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Parte integrante do Ministério da Justiça, o órgão será responsável pelas ações de segurança em eventos sediados pelo Brasil nos próximos anos — em particular, a Rio+20 e a Copa do Mundo de 2014.
Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, explicou que a nova secretaria tem como objetivo coordenar esforços federais, estaduais e municipais no âmbito da segurança pública. "É muito importante que a secretaria dialogue também com outras forças do governo federal que estarão nos auxiliando nessa tarefa — particularmente as Forças Armadas, que integram o Ministério da Defesa e que terão um papel subsidiário importante e relevante na segurança pública da Copa do Mundo."
Segundo ele, a Copa das Confederações de 2013 também deverá ser alvo de ações da secretaria. "Os eventos têm a mesma lógica e implicam um acúmulo de esforços e de integração." O órgão, entretanto, não será responsável pela segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, uma vez que a Autoridade Pública Olímpica (APO) deverá criar uma diretoria específica para tratar do tema.
O decreto prevê a extinção da secretaria em julho de 2015, mas o ministro adiantou que, caso seja necessário, um pedido de prorrogação dos trabalhos poderá ser encaminhado à Presidência da República. "O importante é que, embora almejando a segurança desses grandes eventos, vamos ter a necessidade de construir e orientar a segurança pública, deixando um legado após a realização a Copa. Não basta ter toda uma filosofia de segurança para a Copa, queremos deixar resultados para a segurança pública do país após esses eventos."
Comandada pelo atual delegado da Polícia Federal, José Ricardo Botelho, a nova secretaria terá orçamento próprio e, de acordo com o ministério, todos os estados que vão receber jogos da Copa do Mundo foram ouvidos e apresentaram sugestões. 
Clique aqui para ler o Decreto.

Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com