Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Pesquisa aponta que polícia provoca mais violência que traficantes no Rio de Janeiro


O Observatório Internacional de Violência Associada ao Narcotráfico (Obivan) publicou estudo comparando a violência no Rio de Janeiro, Colômbia e México. A principal conclusão da pesquisa é que, no Rio, o conflito é frequentemente motivado pela ação policial. O Observatório ressaltou ainda que a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) estão contribuindo para reduzir estes confrontos.
O estudo comparou eventos violentos divulgados por jornais nas três localidades. Na Colômbia e no México os principais ataques partem do próprio narcotráfico, que é mais violento e ataca com mais frequência. No Rio, o protagonismo nessas situações é, na maior parte das vezes, dos próprios policiais, principalmente durante as invasões das áreas ocupadas pelos traficantes.
Este foi o quadro encontrado em mais de 50% dos relatos analisados, referentes ao ano de 2009. Citando números ainda provisórios, o estudo mostrou que o combate entre traficantes e a polícia foi 60% maior no período 2007-2008 (438 episódios) do que no período ainda mais recente (271 episódios). As batalhas entre as próprias facções criminosas chegaram a 47 ocorrências no primeiro período e 39 no segundo.
Apesar da conclusão sobre a participação da polícia, os especialistas elogiaram o modelo desenvolvido no Rio de Janeiro, a Polícia Pacificadora, em que há uma repressão condicionada, o que estimularia os traficantes a reduzirem o uso da violência, mudando a estratégia do tráfico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com