Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Visto para EUA em BH a partir de 7 de maio


O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) de Belo Horizonte será inaugurado no dia 7 de maio. Ele vai beneficiar diretamente as pessoas que querem renovar o documento de entrada nos Estados Unidos. O centro servirá como triagem para que o governo norte-americano verefique quem precisa passar por entrevista presencial ou apenas pela entrega de documentos e registro das impressões digitais. O processo irá valer tanto para o visto de turista quanto para os demais.

Aqueles que querem a renovação do documento, a partir do dia 30, deverão se cadastrar pela internet e agendar a ida ao Casv de qualquer lugar do país. No centro, o solicitante entrega o passaporte e registra suas impressões digitais e foto. "É muito mais rápido para quem está renovando. É só esperar o visto em casa", explica Patrick McCormick, vice-cônsul do consulado geral dos EUA no Rio de Janeiro.

Entretanto, para as pessoas que vão tirar o visto pela primeira vez, a jornada terá duas etapas e não mais a única ida ao Rio de Janeiro ou às cidades onde existe consulado ou embaixada dos EUA: São Paulo, Recife e Brasília. Nesse caso, o primeiro passo é igual ao da renovação: cadastro pelo site e ida ao Casv. Mas, no próprio site de solicitação do visto, será preciso agendar para outro dia a ida a qualquer consulado ou embaixada norte-americana do país, onde será feita exclusivamente a entrevista. Assim, o solicitante deverá arcar com o tempo e os gastos pela ida ao posto de atendimento e, também, com o segundo deslocamento.

Agilidade
De qualquer forma, McCormick considera que a medida vai agilizar o atendimento em consulados e embaixadas. "Antes, as pessoas que estavam renovando visto ficavam no consulado e isso não deixava mais espaço para as que estavam tirando pela primeira vez. Sei que o processo vai ser mais rápido", fala.

 O Consulado dos EUA de São Paulo estima que, com o novo processo de solicitação de vistos, o tempo para se obter o documento passará de cerca de 52 dias para aproximadamente 32 dias.
Segundo a cônsul dos EUA para Minas Gerais, Merry Miller, o Casv tem como objetivo melhorar a capacidade de emissão de vistos e reduzir o tempo de espera. "É um processo mais rápido, mais barato e conveniente", diz, lembrando da taxa única de US$ 160. Além disso, pessoas com até 15 anos e com 66 anos ou mais não precisam ir até os centros. Um responsável poderá levar a documentação do solicitante e a foto 5x7.

O posto será definitivo em Belo Horizonte, mesmo após a inauguração do consulado na capital mineira, prevista para 2014. O Casv fica na Rua Maranhão, 310, no bairro Santa Efigênia, e irá funcionar de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com