Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 21 de julho de 2012

Mapa da Violência 2012 – Estudo aponta crescimento da violência entre jovens


Pesquisa mostra crescimento da violência entre crianças e adolescentes no Brasil
por Wander Veroni
Nos últimos 30 anos, o índice o índice de assassinatos de crianças e adolescentes no Brasil, entre zero e 19 anos cresceu 346%. Esses dados fazem parte da pesquisa Mapa da Violência 2012: Crianças e Adolescentes do Brasil, do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, divulgado recentemente pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela). A pesquisa é baseada em dados colhidos pelo Ministério da Saúde.
O estudo mostra que Minas Gerais ocupa o 14º lugar entre os Estados que mais registram assassinatos de crianças e adolescentes de todos os Estados brasileiros. Além disso, Minas apresenta o maior crescimento de assassinatos de jovens desta faixa etária nos últimos dez anos. Em 2000, foram 361 vítimas, contra 657 em 2010 – o que representa um aumento de 82%.
Ao considerar a taxa de mortes para cada mil habitantes, os números impressionam ainda mais: em 2000, eram 5,2 mortes para 10,7 em 2010, o que mostra uma elevação de 106,7%. Já em Belo Horizonte, a pesquisa mostra também um aumento da taxa de homicídios, passando de 21,8 para 26,6 no mesmo período. O salto foi de 21,8%, o segundo maior entre as capitais do Sudeste, perdendo apenas para Vitória (ES), que teve um acréscimo de 90,3%.
O Mapa da Violência 2012 apresenta um panorama da evolução da violência voltada às crianças e adolescentes nas três décadas decorridas desde 2010, quando morreram 608.492 crianças e adolescentes por causas externas (violências e acidentes), consideradas evitáveis tanto pela Organização Mundial da Saúde, quanto pelo Ministério da Saúde. Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com