Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Justiça proíbe ‘farra de coronéis’ e promoções irregulares na PM de Goiás


pirilo2222222222222222222222O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também é acusado de envolvimento com Carlinhos Cachoeira: o contraventor teria influência na nomeação de funcionários de seu governo e o chefe de seu gabinete teria repassado informações sigilosas de operações policiais ao empresário. O governador disse que está “tranquilo” e que seu governo está “absolutamente isento” de qualquer relação com os negócios irregulares
O Tribunal de Justiça de Goiás proibiu que o governo do Estado promova coronéis da Polícia Militar sem que estejam lotados em algum batalhão. A prática, que produziu uma figura conhecida como “coronéis de corredor”, foi denunciada pelo Ministério Público no ano passado e teria a participação do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Por meio do instituto da agregação, o militar possui patente, mas não comanda um batalhão, e só ficaria nos corredores.
Entre julho de 2009 e julho de 2012, 25 coronéis teriam sido promovidos irregularmente, “em franco e evidente desvio de finalidade, acompanhado de vício de forma e de inexistência de motivos para efetuar as promoções”, relatou o promotor Fernando Krebs, que promoveu a ação civil pública.
“Sem dúvida, a agregação, quando destinada à criação artificial de vagas dentro da corporação, macula o interesse público e ofende princípios como o da finalidade e moralidade”, afirmou o relator, desembargador Carlos Alberto França.
A decisão, publicada nesta terça-feira (21), diz que o Estado deve se abster imediatamente de fazer as promoções em questão até o julgamento definitivo do processo. O governo ainda não foi notificado para se posicionar sobre o fato e poderá recorrer da decisão. A PM diz que sempre investigou as possíveis irregularidades e aguarda decisão.

Influências nas nomeações

Em abril do ano passado, documentos da operação Monte Carlo, da Polícia Federal, apontaram que o excesso de promoções a coronel na Polícia Militar de Goiás teria relação com a influência de Carlinhos Cachoeira no Estado.
As escutas mostraram conversas entre Lenine Araújo de Souza – um dos condenados pela Justiça Federal ao lado do bicheiro, por formação de quadrilha, corrupção, peculato e furto – e o coronel Carlos Antônio Elias, ex-comandante geral da PM goiana.
O diálogo foi gravado no fim de 2010 e mostrou Lenine dizendo que as promoções teriam de acontecer antes de o novo governo assumir –Marconi Perillo (PSDB) havia sido eleito para suceder o governador Alcides Rodrigues (PP). Na gravação, Elias concorda: “Se não, passa da hora”. E continua: “Me ajuda daí, que eu vou fazendo força daqui também”. A conversa teria surgido a mando de Cachoeira.
Na CPI do Cachoeira na Assembleia Legislativa de Goiás, policiais foram ouvidos sobre o envolvimento das polícias goianas com o esquema de jogos ilegais e tráfico de influências no governo estadual, exercido pelo contraventor, mas negaram as práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com