Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Falência da segurança pública, revolta e medo podem ser causas de possível esquadrão da morte em Manaus

Manaus registra 5 homicídios em 8 horas; são 26 mortes desde sexta

Segundo o IML, os crimes foram registrados entre 1h e 3h50 deste domingo.
Em dois casos, vítimas foram abordadas por suspeitos em carro vermelho.

Adneison Severiano e Suelen Gonçalves*
Do G1 AM

O Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas registrou cinco homicídios em Manaus nas últimas oito horas. Com isso, o número de crimes dessa natureza ocorridos na capital amazonense desde a noite de sexta-feira (17) aumentou para 26.
Familiares de vítimas lotaram o IML na manhã deste sábado (17) (Foto: Jamile Alves/ G1 AM)
Familiares de vítimas lotaram o IML na manhã do
sábado (17) (Foto: Jamile Alves/ G1 AM)
De acordo com o IML, os crimes foram registrados entre 1h e 3h50 deste domingo (19). Segundo relatos de parentes, duas das vítimas foram abordadas por suspeitos em um veículo de cor vermelha.
O estudante Erick Patrick Santos de Oliveira, de 18 anos, foi morto com sete tiros na Rua Francisco Fernando, antiga S4, bairro Japiim, Zona Sul da capital, por volta da 1h. Segundo familiares, ele tinha saído para um arraial com o primo.
"Chegou um veículo de cor vermelha com um grupo de homens encapuzados e armados. Dispararam vários tiros. Sete pegaram nele", conta o familiar, que pediu para não ser identificado. Parentes ainda disseram que a morte do estudante teve as mesmas características que os homicídios ocorridos entre sexta-feira (17) e sábado (18).
Um grupo encapuzado em um carro vermelho também teria abordado o vendedor Fernando Amaro dos Santos, de 25 anos, por volta das 3h. Ele foi atingido com dois disparos na cabeça. "Ele era um menino tranquilo, não tinha envolvimento com drogas. Ele trabalhava com o pai vendendo açaí e frutas. Foi uma covardia. Eles estão fazendo um verdadeiro esquadrão da morte", lamentou um familiar, que não quis ser identificado.
Entre as outras vítimas estão um ajudante de construção civil de 24 anos, que morreu baleado na rua Francisco Bayma, bairro Flores, por volta da 1h30. Há também um homem que foi alvejado às 3h30 no Parque São Pedro e um homem que foi assassinato às 3h50 no bairro São José 1.
O policiamento foi reforçado na capital. Desde sábado (18), um efetivo de 700 policiais monitora as ruas da capital.
Autoridades policiais estiveram reunidos para coletiva de imprensa na tarde neste sábado (18) (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)
Autoridades policiais estiveram reunidos para
coletiva de imprensa no sábado (18)
(Foto: Indiara Bessa/G1 AM)
Investigações

O secretário de Segurança Pública doAmazonas, Sérgio Fontes, disse ao G1 neste domingo (19) que policiais militares estão nas ruas da capital para ajudar nas investigações dos homicídios registrados na cidade. Nenhum suspeito ainda foi identificado.
Fontes suspeita que os homicídios possam ter uma motivação única e disse que a polícia está elaborando um mapa para ajudar na investigação.
"Estamos fazendo hoje um mapa com linha do tempo e localização [dos homicídios] para saber se, pela proximidade, podem ter sido os mesmos grupos. Não se pode dizer com certeza quantos efetivamente estão ligados. Cinco crimes ocorreram no bairro Educandos, dois ou três no Zumbi. Talvez haja uma motivação única para esses homicídios registrados nos mesmos locais", disse.

O secretário de Segurança Pública também afirmou que não há como saber se os cinco assassinatos registrados na madrugada deste domingo têm relação com a série de homicídios ocorrida entre sexta-feira e sábado. “A princípio, não tem nenhuma relação. Não sabemos nem quais dos 21 homicídios estão ligados entre si”, declarou.
Ainda de acordo com Sérgio Fontes, existe uma hipótese de as mortes terem ligação com o assassinato de um policial militar na sexta-feira, ou ainda podem ser ter sido motivadas por brigas de facções criminosas que atuam dentro e fora de presídios.
"Tivemos a morte do nosso Sargento Camacho, uma tragédia para a família policial. Depois disso tivemos 21 mortes. Dessas 21 mortes, aproximadamente, quatro já têm identificação. Foram brigas de bar, ou seja, têm a identificação conhecida. O resto há indicação de que foi uma ação orquestrada. (...) A gente tem relatos de que teria sido o mesmo carro e a mesma moto. Ou seja, um grupo em duas motos e um carro tenha feito esses homicídios, e mais algumas tentativas de homicídios que ainda estão nos hospitais de Manaus. Em torno de nove tentativas de homicídio", disse anteriormente.
Talvez haja uma motivação única para esses homicídios registrados nos mesmos locais"
Sérgio Fontes, secretário de Segurança Pública
Homicídios ocorridos em presídios da capital também serão investigados, de acordo com a SSP-AM. "As brigas entre as organizações criminosas, elas não se limitam ao muro dos estabelecimentos prisionais. Infelizmente, é muito comum elas virem para fora desses muros. Pode ser isso. Pode ser vingança? Pode", afirma Fontes.
A polícia recolheu provas nos locais dos crimes, que devem ser usadas nas investigações. O titular da SSP-AM informou que armas de uso restrito da polícia (ponto 40) também foram utilizadas nos homicídios. "É um indicativo. Não estou descartando essa linha de investigação, pode ter sido utilizada por policiais sim, mas eu não quero fazer nenhum juízo enquanto não tiver o final da investigação", pondera.

 Outras vítimas

Na noite de sexta, Frank Silva Almeida, de 20 anos, foi morto a tiros. Segundo a tia dele, que não quis se identificar, o autônomo estava na esquina da rua Belford Roxo, Bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, na companhia de um amigo. Um carro modelo Corsa parou em frente à dupla, e um homem atirou contra o sobrinho dela.
Um duplo homicídio ocorreu na Rua Dr. Gama e Silva, no bairro Zumbi dos Palmares I, na Zona Leste. Conforme a família, o crime aconteceu por volta de meia-noite e meia de sábado. As vítimas, Diego da Silva Lira, 18 anos, e Jhonatan Nobre Aguiar, 23, estavam sentadas na calçada, quando quatro homens encapuzados saíram de um Celta de cor preta e fizeram os disparos contra a dupla.
"Ele tinha acabado de voltar da igreja e costumava sempre ficar lá [local do assassinato] sentado, conversando. Nem ele nem o Jhonatan tinham antecedentes criminais, nada que comprometa eles. As famílias estão sem consolo", disse um parente da vítima, sem se identificar.
*colaborou Camila Henriques, do G1 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com