Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 28 de julho de 2015

QUAL O FUTURO DE UM POVO QUE NÃO ACREDITA NO SISTEMA JUDICIÁRIO E NÃO RESPEITA A POLÍCIA?



QUAL O FUTURO DE UM POVO QUE NÃO ACREDITA NO SISTEMA JUDICIÁRIO E NÃO RESPEITA A POLÍCIA?

Ultimamente, temos percebido uma certa inversão de valores quanto aos direitos dos indivíduos, principalmente quando trata-se do ideal de justiça. Os cidadãos desiludidos com o sistema de segurança pública e judiciário brasileiro buscam solução para seus problemas de forma alternativa, criando uma justiça parestatal, que, por vezes, desafia o próprio poder de polícia do Estado.

Analisamos um fenômeno social que era muito comum nas sociedades mais antigas: “o fazer justiça com as próprias mãos”. As pessoas estão parando de chamara polícia para os ladrões. Elas mesmas pegam o infrator e aplicam o corretivo na base de espancamento e linchações. Se o poder judiciário não dá conta da bandidagem, o povo pune o infrator a seu modo.

Muita gente, aprova este procedimento popular. Independente do senso comum de justiça, o certo é que a competência jurídica para investigar um crime, prender acusar, julgar e punir seu autor cabe ao Estado. Porém, quando este é omisso ou ineficaz, acarreta o descrédito de todo o sistema.

Além do estar linchando um ladrão, uma onda que também vem aumentando e casos já foram registrados, a moda é enfrentar a polícia? A moda é tomar o preso das mãos dos policiais. E não interessa se o indivíduo cometeu um crime. Aparece gente de todo lado para evitar que o preso seja conduzido.
Engana-se quem acredita que este seja um acontecimento anormal. A atitude da sociedade de não reconhecer o poder policial e tentar evitar prisões tem tornado-se corriqueiro. Alguns casos principalmente em outros estados ganharam tamanho destaque devido ao desfecho trágico.

Há casos, onde já ocorreu apedrejamento de viaturas, agressões físicas contra os policiais e retomadas do preso pelos populares.

Tanto aqueles que lincham o ladrão, quanto estes que enfrentam a polícia para evitar uma prisão, acreditam estar agindo corretamente, baseado em sua concepção de justiça e direitos. Qual será o futuro deste país em que o povo não acredita no sistema judiciário e não respeita nem mesmo a polícia?

OBS: “CASO A POPULAÇÃO CONSIGA DETER O CRIMINOSO, A ORIENTAÇÃO É DE MANTER A PESSOA IMOBILIZADA ATÉ A CHEGADA DA POLÍCIA”. EM QUALQUER SITUAÇÃO É CHAMADA A POLÍCIA MILITAR E ELA TEM QUE DAR A RESPOSTA.



Com informações do Blog da Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com