Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Petrobras: as causas da crise, além da Lava Jato

POR 
ANDRÉ GARCEZ GHIRARDI

111223saidanatal_f_011
Congestionamento de trânsito em metrópole brasileira. Ao impedir o necessário reajuste de preços durante 4 anos, governo alimentou civilização do automóvel e impôs prejuízo de 60 bilhões de dólares à Petrobras.

Primeiro governo Dilma corroeu finanças da empresa, ao rebaixar artificialmente preço dos combustíveis e obrigá-la a arcar, quase sozinha, com investimentos do PAC
Por André Garcez Ghirardi
Causa e Agravante
A Operação Lava Jato e seus desdobramentos são hoje o fato central da vida brasileira, pela desestabilidade que causam nos agentes políticos, e nas dificuldades que acrescentam ao dia-a-dia material de todos. O ambiente político está estilhaçado pelas revelações da relação entre grandes empresas e partidos políticos, revelações que lançam dúvida sobre a eleição de deputados, senadores, governadores, e da própria Presidente da República. A população sofre consequências diretas porque, ao acusar criminalmente os gestores das maiores empreiteiras do país, as investigações limitam o ritmo de atividade de negócios em geral, e da construção civil em particular, reforçando o ciclo de desemprego, já nitidamente instalado. A taxa nacional de desemprego evoluiu de 6,2% ao final de 2013 para 6,9% ao final de 2014, para 8,1% no segundo trimestre de 2015. Só na construção civil houve redução de 500 mil pessoas ocupadas em maio de 2015, com relação ao ano anterior.1
A Petrobras é, infelizmente, protagonista central da Operação Lava Jato, na condição de vítima dos crimes praticados por seus próprios funcionários em conluio com empresas fornecedoras de bens e serviços. Pelo efeito devastador que as investigações têm sobre as expectativas de quem investe, é fácil atribuir à Operação Lava Jato a causa das dificuldades financeiras que reduziram o valor de mercado da Petrobras a menos da metade do valor contábil da companhia.2 Mas, embora convidativa e conveniente, essa interpretação seria equivocada, porque não corresponde à realidade dos fatos.
A Lava Jato tem sim um terrível impacto sobre a atividade econômica; as notícias recentes dão conta de que a Presidente da República e seus ministros mais próximos atribuem à Lava Jato a queda de 1 ponto percentual no produto interno. A investigação policial é certamente um pesado agravante para a companhia. Mas a Lava Jato não é a causa primeira das atuais dificuldades da Petrobras. A causa maior e direta do atual constrangimento financeiro da Petrobras foi o abuso de poder pelo Governo Federal enquanto acionista controlador da companhia.3 Dito ao contrário, ainda que não existisse a Lava Jato, a Petrobras estaria num aperto neste momento.
Enquanto controlador o governo federal tem, sim, a prerrogativa de dar diretrizes estratégicas à Petrobras. Mas a decisão executiva tem que ocorrer dentro dos limites das reais possibilidades da companhia em seu ambiente de negócios, manifestas em custos de insumos, preços de venda, capacidade dos fornecedores, e na capacidade técnica e gerencial da própria companhia. Fora desses limites haverá sempre destruição de um patrimônio coletivo que é, na Petrobras, majoritariamente patrimônio público.
O governo federal atropelou abertamente esse limite, na política de preços e na política de compras. Os resultados são melancólicos: o estrangulamento financeiro da Petrobras, o descrédito da política de conteúdo local, a desqualificação da atuação do Estado enquanto agente econômico, e o fortalecimento do discurso privatista em relação à Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com