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O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sete meios de projetar cidades mais seguras


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Ciclistas em pistas exclusivas em Copenhague, Dinamarca. Imagem © Flickr user Tony Webster
Automóveis matam 3,4 mil pessoas por dia. Conjunto de medidas pode reduzir circulação e velocidade urbanas; remodelar pontos de ônibus; multiplicar ciclovias e corredores para coletivos
Como parte da iniciativa “Mobilidade Urbana Sustentável” do programa de design Embarc, o WRI Ross Center for Sustainable Citiescriou um guia de referência global chamado Cidades mas Seguras no Projeto (Cities Safer by Design), “para ajudar as cidades a salvarem vidas dos acidentes de trânsito através do projeto de ruas melhores e do desenvolvimento urbano inteligente.”
Causando mais de 1,24 milhões de vítmas todos os anos, acidentes de trânsito são a oitava principal causa de mortes no mundo, posição que deve passar para quinta até 2030.
Com esses números alarmantes em mente, o guia Cities Safer by Design discute meios de tornar as cidades menos perigosas, particularmente em sua seção “7 Proven Principles for Designing a Safer City” [7 Princípios Provados para Projetar uma Cidade Mais Segura]. Conheça esses 7 princípios, a seguir.
1) Evite o espraiamento urbano
Cortesia de WRI Ross Center for Sustainable Cities
2) Diminua a velocidade do trânsito.
Podčetrtek Traffic Circle / Enota. Imagem © Miran Kambič
3) Garanta que as ruas principais sejam seguras para todos, não apenas para os automóveis.
Pedestres atravessa um cruzamento movimentado em Shibuya, Tóquio. Imagem © Flickr user Just One Way Ticket
Pedestres atravessa um cruzamento movimentado em Shibuya, Tóquio
4) Crie espaços dedicados para pedestres
Pedestres na Times Square caminham em áreas restritas ao carros. Imagem © Flickr user Markus Spiering
Pedestres na Times Square caminham em áreas restritas ao carros. Imagem © Flickr user Markus Spiering
5) Proporcione uma rede segura e conectada para os ciclistas.
Bicycle Snake / DISSING+WEITLING Architecture. Imagem © DISSING+WEITLING Architecture
6)  Garanta o acesso seguro ao transporte público de alta qualidade.
Cortesia de WRI Ross Center for Sustainable Cities
7)  Utilize dados para detectar áreas problemáticas.
Centro de controle no Rio de Janeiro. Cortesia de IBM
Centro de controle no Rio de Janeiro
Para uma explicação detalhada de cada princípio, acesse o capítulo “7 Proven Principles for Designing a Safer City” aqui ou o guia completoaqui.

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