Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

“Subcultura” da violência convive na PM


Brunno Covello/Gazeta do PovoO coronel Maurício Tortato admite cultura do “justiçamento” - ainda que em pequena escala dentro da PM. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
O coronel Maurício Tortato admite cultura do “justiçamento” - ainda que em pequena escala dentro da PM.
SEGURANÇA PÚBLICA
SEGURANÇA PÚBLICA

Cúpula admite que uma pequena parcela de oficiais cultiva ideia do “justiçamento”. Em palestras, formadores alertam para o alto impacto dos confrontos com morte

     


O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM), coronel Maurício Tortato, admitiu, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, a existência de uma “subcultura” da violência dentro da PM que defende o justiçamento. Segundo ele, no entanto, isso é exceção. O oficial acredita que policial que mata de forma ilegal é parte de uma minoria, punida pela Justiça.
“Dizer que ela [subcultura] não existe seria uma leviandade, mas dizer que ela prepondera também é.”
Maurício Tortato coronel e comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.
“Dizer que ela [subcultura] não existe seria uma leviandade, mas dizer que prepondera, também”, disse. Tortato lembrou que dentro da academia militar o tema é tratado com cuidado e que em nenhum momento o “justiçamento” é incentivado.


Embora garanta ser um problema que atinja pequena parte do efetivo, o coronel afirmou que a instituição tem se preocupado em controlar os excessos. A PM estuda a proposta de recolher o porte e a arma de policial que não passar em avaliação técnica de tiro. A ideia partiu de uma comissão que estuda o uso da arma de fogo na corporação.


“Quando o policial fizer o treino anual, se for reprovado, será submetido a uma banca. Se for reprovado, também terá o porte recolhido”, explicou Tortato. Esse expediente se assemelha ao usado em caso de PMs com problemas psicológicos.
“O porte de arma é inerente ao PM e é regulado por lei. Poderia eu, por portaria, recolher o porte de arma funcional e particular? Estamos estudando isso. Se o PM tem transtorno psicológico, tenho o dever de tirar. Tenho que ver se posso fazer o mesmo pela falta de proficiência”.


Em paralelo, uma comissão analisa mudanças nas diretrizes, de modo a reduzir a aplicação da arma letal, reforçando o uso progressivo de forças alternativas. “Poderíamos trabalhar o agente químico, o bastão retrátil, a tonfa [espécie de cassetete]. O dispositivo elétrico. São recursos que estão nos pautando ”, afirmou o oficial.
Segundo a PM, somente em 2015, 80% dos 15.926 PMs do Paraná passaram por uma palestra, elaborada pela Corregedoria da corporação. O objetivo da palestra foi atingir a “subcultura”. O conteúdo ministrado tentou mostrar quais as consequências jurídicas, na carreira, psicológicas, para um policial quando ele mata em serviço. “Os problemas existem. O maior problema do comando-geral seria se não atuasse para saná-los”.

PM prioriza capacitação

A Corregedoria da PM ministrou palestra sobre consequências dos confrontos armados para 80% do efetivo do Paraná em 2015. Comandante-geral da PM também atribui que mortes em confronto com a PM aumentaram em razão da violência dos criminosos ter crescido.
Fonte: Polícia Militar do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com