Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

ALMG realiza debate sobre energias renováveis


Evento na quarta (4/5) reunirá setor público e privado para discutir produção e mercado dessa fonte energética.

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima quarta-feira (4/5/16), o Debate Público Energia de Fontes Renováveis - O Novo Ciclo do Ouro em Minas Gerais. O evento, que será no Teatro, das 9 às 18 horas, discutirá o potencial de produção de energia elétrica em Minas Gerais por meio de fontes de origem solar fotovoltaica, eólica, de pequenas centrais hidrelétricas e de sistemas de cogeração energética. Além disso, pretende-se identificar as oportunidades de mercado e os entraves para a implementação desses processos no Estado.
O debate público, requerido pelo presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), contará com a participarão entidades privadas envolvidas na área e empreendedores do setor elétrico, além de instituições públicas de regulação ambiental e dos ramos de tributação, fomento e financiamento. O público também poderá participar por meio de perguntas dirigidas aos palestrantes durante o evento.
Bagaço de cana sendo queimado para geração de energia
Bagaço de cana sendo queimado para geração de energia - Foto: Siamig/Divulgação
Na avaliação de Gil Pereira, o aproveitamento das fontes renováveis de energia elétrica já é realidade e provocará um novo ciclo de desenvolvimento econômico em Minas Gerais. Ele entende que essas fontes atuam de forma complementar, revelando um aspecto estratégico. “A energia do vento é maior à noite, enquanto a solar tem seu pico ao longo do dia. Ambas podem ser aproveitadas de modo a economizar água das hidrelétricas, o que é fundamental diante da irregularidade do regime de chuvas verificado nos últimos anos”, argumenta.
Energia solar - O parlamentar enfatiza que o Atlas Solarimétrico da Cemig revelou que o Norte de Minas detém o 4º melhor ponto solar do País, destacando-se também o Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas. “Com um investimento de R$ 1,3 bilhão, a usina solar de Pirapora (Norte de Minas) atingirá 240 MW de capacidade. Nos próximos dois anos, entrará em operação a maior planta de energia solar da América Latina”, comentou Gil Pereira.
A utilização da energia solar fotovoltaica em residências e empresas também está sendo ampliada. “Entre 2014 e 2016, a adoção dessa fonte quadruplicou, passando de 424 para 1.930 conexões, sendo Minas Gerais a líder, com 373”, comemora o deputado. A expectativa é que esse número cresça ainda mais, uma vez que foi revista a Resolução Normativa 482/12, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), simplificando a adesão dos consumidores à energia fotovoltaica. Segundo a agência reguladora, o crescimento pode ser de até 800% em 2016.
Inscrições - Os interessados podem se inscrever gratuitamente até as 15 horas de 3 de maio. As vagas são limitadas à capacidade do local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com