Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 13 de março de 2011

Dilma cobra explicação de Jobim sobre documento

 

Presidente desaprova vazamento de críticas do Comando do Exército à Comissão da Verdade

Gerson Camarotti .O Globo 12/03/2011

BRASÍLIA. Contrariada com um documento do Comando do Exército com críticas à criação da Comissão da Verdade, a presidente Dilma Rousseff cobrou ontem explicações do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento, revelado esta semana pelo GLOBO, foi enviado ao Ministério da Defesa e sustenta que a Comissão da Verdade poderá "provocar tensões e sérias desavenças ao trazer fatos superados à nova discussão".


Em reunião no Palácio do Planalto ontem à tarde, Dilma quis saber de Jobim em quais circunstâncias o documento foi produzido e as providências tomadas pelo Ministério da Defesa. Na audiência, que terminou no início da noite, Jobim sustentou que o documento não foi redigido no atual governo, mas sim em setembro de 2010. Mas o texto a que O GLOBO teve acesso tem data de fevereiro deste ano.

O ministro explicou que o texto do Exército, endossado pelas demais forças, foi uma resposta à solicitação feita pela assessoria parlamentar do ministério aos comandos, para que se posicionassem sobre a proposta legislativa enviada ao Congresso para a criação da Comissão da Verdade. Segundo relatos de assessores do governo, Jobim disse a Dilma que divulgou uma nota com esses esclarecimentos e acrescentou que a situação interna estava superada.

A nota divulgada esta semana pelo Ministério da Defesa afirma que "a manifestação do Exército foi superada, ainda no ano de 2010, em face da posição inequívoca do ministro da Defesa a favor" da criação da comissão. De forma reservada, assessores palacianos classificaram como "constrangedor" o documento do Exército. Segundo relatos, a própria Dilma desaprovou com veemência o conteúdo do texto produzido internamente pelo Comando do Exército.

No Palácio do Planalto, o vazamento do documento foi visto como uma forma de insubordinação de setores do Exército e de demonstração clara de insatisfação com a criação da Comissão da Verdade. A comissão foi proposta pelo Executivo ao Congresso para reconstituir a história da época da ditadura militar. O projeto que cria a comissão está em tramitação, e a previsão é que a matéria seja votada este ano. Dilma tem posição claramente favorável à proposta.

Segundo o texto obtido pelo GLOBO, o Comando do Exército afirma que comissões desse tipo "costumam ser criadas em um contexto de transição política, o que não é o caso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com