Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CONHECIMENTO - Policiais do DF vêm a Minas em busca de intercâmbio


CONHECIMENTO - Policiais do DF vêm a Minas em busca de intercâmbio
Foto: Anderson Roberto
O CEL BIANCHINI destacou o encontro como produtivo para as duas instituições
CONHECIMENTO - Policiais do DF vêm a Minas em busca de intercâmbio
Foto: Anderson Roberto
CAP GEDIR falou sobre o relacionamento com a Imprensa
CONHECIMENTO - Policiais do DF vêm a Minas em busca de intercâmbio
Foto: Anderson Roberto
18/08/2011

Oficiais e praças da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal visitaram, na manhã desta quarta-feira, a Diretoria de Apoio Operacional - DAOP, da Polícia Militar, em Belo Horizonte. No prédio do Comando Geral,  os policiais militares foram recepcionados pelo diretor de Apoio Operacional, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, que destacou o encontro como "produtivo para as duas instituições".  Eles também visitaram Macacos, em Nova Lima, e conheceram modalidades de policiamento comunitário.
"São medidas como essa que fortalecem as forças de segurança, tendo em vista que, nessas visitas, irremediavelmente, experiências de uma corporação são aproveitadas pela outra. O intercâmbio de conhecimentos na área de segurança pública passa pelo apoio prestado pela DAOP a todas as unidades da PMMG, incluindo o Centro Integrado de Comunicações Operacionais - CICOp, Regiões de Polícia Militar, batalhões e companhias - independentes, de meio ambiente e trânsito rodoviário.
Após o encontro com Cel Bianchini, a comitiva, liderada pelo Major Welisson, estendeu sua visita ao CICOp, onde foi recebida pelo subcomandante do setor, Major Marcos Vinicius. Lá, ficaram sabendo como funciona o sistema 190, que recebe denúncias e informações da população sobre criminalidade e todo tipo de solicitação de defesa social.
Ladeado pelos visitantes, Capitão Cassavari, delegada Kátia Coelho (coordenador da Central Operacional da Polícia Civil - Cepolc e Major Messias (Corpo de Bombeiros), o Major Vinicius falou sobre a importância da integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, que atuam, harmonicamente, em um só espaço. "Trabalhos todos para solucionar o maior número possível de problemas de segurança pública", ressaltou o subcomandante do CICOp, onde, atualmente, trabalham mais de 40 funcionários civis.
Na vista de hoje, o Major Welisson estava acompanhado do Capitão Cássios, Sargento Samuel, Sargento Vinhal e Soldado Magno. Ao chegar em Belo Horizonte, eles foram recebidos pelo Tenente Bruno, da Academia de Polícia Militar, que, nos próximos dias, os levará a diversas unidades da Corporação mineira.
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
Além da DAOp, os militares de Brasília conheceram diversas modalidades de policiamento comunitário que são empregados em São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, em Nova Lima.
O Tenente Thiago, comandante do 4º Pelotão da 1ª Companhia Independente, falou, em uma sala da Escola Municipal Rubem Costa Lima, sobre Base Comunitária Móvel, Rede de Vizinhos Protegidos, Rede de Comerciantes Protegidos e sobre a recém-criada Rede de Condomínios Protegidos.
"Todas essas modalidades de policiamento aproximam, ainda mais, a PM da comunidade. Conhecemos os moradores de perto, cadastramos os funcionários e donos de empresas e comércios, sabemos da realidade nos condomínios e apresentamos nossos policiais para a população. Com isso, conseguimos reduzir consideravelmente os crimes em Macacos", pontuou o oficial.
Essa aproximação citada pelo militar aconteceu quando o destacamento da região foi criado, em setembro de 2010. De lá para cá, houve redução de 50% de crimes violentos no local. Assim que o visitante ou turista chega a Macacos ele encontra a sede da PM, o que, segundo o tenente, sinaliza para as pessoas que a Corporação está próxima para ajudar e também mostra para infratores que a PMMG esta presente e atenta para combater a criminalidade.
RECONHECIMENTO
Durante a palestra, moradores que estavam presentes, deram seu testemunho sobre a atuação da Polícia Militar na área. "Como morador de Macacos há 37 anos, posso falar sobre o excelente trabalho que a PM desenvolve na região. É uma Corporação que, ao longo de sua existência, participa ativamente na solução dos problemas da comunidade. Aplaudo a iniciativa da PMDF de conhecer a nossa Instituição, que é uma das melhores do País", destacou o promotor Castellar Guimarães.
O presidente da Associação de Moradores, Nagib, por sua vez, ressaltou que a comunidade passou ver a PMMG com outros olhos. "Hoje, com a atuação dos policiais militares focada na prevenção dos delitos, confiamos e acreditamos mais na Corporação. Temos a PM como nossa verdadeira parceira."
Após ouvir os depoimentos e verificar a eficácia dos programas, o Capitão Cassios confirmou a vontade de levar para o Distrito Federal as redes de vizinhos e comerciantes protegidos. "Esse é o objetivo de nossa visita, levar ao comando da nossa instituição ideias boas que dão certo na prática."
O Major Welisson parabenizou os policiais pela queda nos índices criminais e ainda reforçou que a grande conquista da PM em Minas é a grande integração com a comunidade. "O trabalho que a Instituição executa aqui é também o nosso objetivo no DF. Queremos estar sedimentados e consolidados como vocês, que são referência no cenário nacional. Vocês trabalham a comunidade como um todo, pois a segurança é dever do Estado, mas responsabilidade de todos."

(Márcia Cândido/Alexandre França/Sheila de Ângelis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com