Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“O espadim que os conecta com a história de Duque de Caxias”


Presidenta Dilma Rousseff entrega espadim ao cadete Pedro Luiz Vieira Neves, primeiro colocado da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff participou neste sábado (20/8) da cerimônia de entrega de espadim a 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), região Sul do estado do Rio. Em pronunciamento, a presidenta Dilma destacou que o espadim recebido pelos cadetes “os conecta com a história de Duque de Caxias”, o patrono do Exército Brasileiro.
“A sociedade brasileira reconhece o profissionalismo de nossos soldados em suas atribuições de defesa da pátria.”
Dilma Rousseff iniciou o discurso informando que nesta semana recebeu no Palácio do Planalto, em Brasília, os novos oficiais-generais alçados ao posto após 40 anos de carreira militar. Em seguida, enfatizou que nesta data participava da entrega de espadim aos cadetes, “uma cerimônia que representa o primeiro momento da carreira de oficial”. A presidenta Dilma contou também da importância dos cadetes nas atribuições de defesa das fronteiras do país, “na proteção de nossas riquezas, de nossas florestas”.
A presidenta destacou a participação de seis cadetes de nações amigas e disse que via na iniciativa uma forma de aproximação entre os países. Ela pediu que todos os cadetes se dediquem aos estudos, ou seja, a formação de excelência recebida na Aman. “Estou certa de que esse período de convivência com os nossos cadetes aproximará ainda mais os nossos países na direção de um mundo mais pacífico e multipolar”, assegurou.
“Dirijo-me a todos que participam de momento tão grandioso… Motivos de sobra para se orgulharem desta etapa vencida e desta etapa conquistada. Aqui, compartilhamos deste momento que celebra os méritos. Jovens cadetes, cumprimento-os pela escolha do Brigadeiro Sampaio. Daqui a algum tempo, quando forem oficiais, lembrem-se do dia de hoje da dedicação à Pátria. Lembrem-se sempre do compromisso firmado hoje de dedicar suas vidas à Pátria brasileira.”
A presidenta Dilma Rousseff chegou ao pátio da Aman em helicóptero proveniente da Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Em seguida, passou em revista a tropa da Academia Militar e se dirigiu ao gabinete do comandante da Aman, general Júlio César de Arruda. Após a solenidade, Dilma Rousseff visitou as dependências da Academia. Ela esteve nos alojamentos dos cadetes do primeiro ano da Aman e a biblioteca, que tem inclusive livros trazidos pela corte portuguesa. O mais precioso é um Atlas de 1.672, que só tem mais quatro semelhantes no mundo. Instantes depois, a presidenta Dilma retornou para Brasília.
Cerimônia – Em Resende aconteceu a cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O espadim, réplica reduzida da espada de combate do marechal Duque de Caxias, representa a confirmação do título de cadete, após o primeiro ano de curso na Academia, que é responsável pela formação de oficiais combatentes de carreira do Exército.
A turma é composta por jovens de todas as regiões brasileiras, sendo 270 do Sudeste, 64 do Sul, 61 do Nordeste, 29 do Centro-Oeste e 11 do Norte. Além deles, há seis cadetes estrangeiros das chamadas nações amigas: Moçambique (2), Angola (2), Guiana Inglesa (1) e Peru (1).
Este ano, a Academia Militar no Brasil comemora o seu bicentenário. O funcionamento da Escola Militar de Resende teve início em 1944. Sete anos depois, foi assinado o decreto que transformou a escola em Academia Militar das Agulhas Negras. Todos os anos, cerca de 430 aspirantes a oficial concluem os cursos da Aman. A Academia forma, nos dias atuais, oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, além de iniciar a formação do Chefe Militar.
Ouça abaixo íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff ou leia aqui a transcrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com