Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - PM promove seminário de capacitação


 

Proporcionar conhecimentos e desenvolver as habilidades dos policiais militares, nas atividades preventivas, para planejamento e aprimoramento do serviço de Prevenção à Violência Doméstica. Este é o objetivo do seminário promovido pela Diretoria de Apoio Operacional - DAOp, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres - CEPAM. A atividade, que continua durante o ano, contou com as presenças de militares de todo o estado.
 
Quebrar o ciclo da violência doméstica e impedir a repetição deste mesmo ciclo. Este foi um dos pontos mais citados pelo Sargento Menezes, lotado no 22º Batalhão, durante sua palestra, no auditório da faculdade Newton Paiva, sobre Protocolo de Atendimento de 1ª Resposta. "A violência contra a mulher é assunto sério, é crime. O tema deve ser tratado com muita seriedade", afirmou o militar.

Ocorrências dessa natureza, em muitos casos, podem resultar em homicídios, como explicou o policial. Na palestra, foram lembrados registros em que as agressões domésticas acabaram em morte. "Valorizar o atendimento de ocorrências dessa natureza, como faz a PMMG, é de extrema importância para combater a violência", pontuou. No seminário, foram aprofundados temas socais sobre violência contra a mulher, para auxiliar o militar na leitura do cenário das ocorrências.

Para ampliar a qualidade do atendimento, o policial trabalha em diversas frentes. Começando pela redação do Boletim de Ocorrência, que analisará todo o cenário da ocorrência, levando em conta testemunhas, filhos, vizinhos e as lesões. São realizadas visitas posteriores ao acionamento de atendimento as ocorrências, para verificar a situação da casa e da família, com isso, evitando que a repetição dos crimes aconteça. A Polícia Militar conta, com, dentre outros suportes, uma equipe multidisciplinar, envolvendo psicólogo, assistente social e advogado para dar suporte às famílias.


PROGRAMAÇÃO

10h45 às 12h - Tenente Paulo Sérgio - Lei Maria da Penha
13h30 às 14h30 - Luci Pereira A. A. Diniz -CEPAM - Reflexões sobre o gênero e apresentação do serviço no Estado
14h30 às 15h30 - Tenente Maria de Jesus Lile Maluf Loureiro Diederich - Psicóloga/22º BPM - Metodologias de intervenção em ocorrências de violência doméstica: Escuta Ativa.
15h45 às 17h - Coordenação Oficina Prática de 1ª Resposta
17h00 às 17h40 - Coordenação Verificação de Aprendizagem
18h - Coordenação Atividades de Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com