Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 18 de julho de 2015

Obama visita presídio em Oklahoma e defende reforma no sistema penal


Presidente defendeu direito de voto aos condenados, entre outras medidas. 
EUA tem 2,2 milhões de presos; 'quatro vezes mais que a China', diz Obama.

Da AFP
Barack Obama visita prisão federal El Reno em Oklahoma City nesta quinta-feira (16) (Foto: AP Photo/Evan Vucci)Barack Obama visita prisão federal El Reno em Oklahoma City nesta quinta-feira (16) (Foto: AP Photo/Evan Vucci)
O presidente Barack Obama visitou nesta quinta-feira (16) a penitenciária de El Reno, em Oklahoma, centro-sul do país, onde defendeu, entre outras medidas, sentenças mais justas e uma maior integração social dos ex-presidiários. De acordo com a agência France Presse, Obama é o primeiro presidente em exercício dos Estados Unidos a visitar uma prisão.

Sua visita busca lançar luz sobre o fracasso de um sistema penal e carcerário que se encontra entre os mais caros e superpopulosos do mundo.

As estatísticas falam por si: com 2,2 milhões de presos em todo o país, os Estados Unidos têm mais homens e mulheres atrás das grades do que 35 países europeus juntos, e muito à frente do número de detidos na China e na Rússia.
"Nossa taxa de presos é quatro vezes mais alta que a da China", afirmou Obama, que acrescentou que as prisões tinham uma população quatro vezes menor em 1980 e a metade dos presos em 1995.
Cerca de um quarto da população carcerária do mundo se concentra nas prisões americanas, sendo que os Estados Unidos têm menos de 5% da população mundial.
Policiais mostram celas da prisão El Reno nesta quinta-feira (16) em Oklahoma City (Foto: AP Photo/Evan Vucci)Policiais mostram celas da prisão El Reno nesta quinta-feira (16) em Oklahoma City (Foto: AP Photo/Evan Vucci)

Uma das prioridades de Obama é reduzir a duração das condenações desproporcionais em relação ao crime. O presidente considerou que "em muitos casos, a punição simplesmente não se encaixa ao crime".

Reforma no sistema penal
Ele defendeu uma reforma global do sistema penal americano que outorgue, por exemplo, o direito de voto aos condenados, e que acabe com o isolamento e penas exageradas.

"Se você é um pequeno traficante ou não cumpriu com a liberdade condicional, tem uma dívida com a sociedade. Você é responsável pelo que fez e precisa corrigir. Mas não deve purgar 20 anos" na prisão, disse Obama.
O presidente também chamou a atenção para o fato de que um negro tem mais possibilidades de ser detido que um branco pela realização do mesmo delito, e receber sentenças mais severas.
Neste quesito os dados são inquestionáveis: os negros e latino-americanos compõem 60% da população prisional. Apenas 30% dos presos são brancos.
Um em cada 35 afro-americanos e um latino em cada 88 estão na prisão, enquanto entre a população branca a proporção é de um por 214.
Outra questão preocupante: como resultado da superlotação das prisões, o custo do sistema prisional americano disparou com um orçamento de US$ 80 bilhões, valor que representa um terço dos recursos anuais do Departamento de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com