Thiago Ricci/Hoje em Dia
vendas de ambulantes


O movimento contra o governo federal e o PT neste domingo (16), em Belo Horizonte, decepcionou os ambulantes e vendedores. Entre quem planejava ganhar um dinheiro com o ato foi consenso: dos três protestos desse teor realizado na capital mineira, o atual foi o pior.

Criador do site foradilma.org, o estudante Matheus Herneto esteve em todos as manifestações de 2015 comercializam camisas desenhadas por ele próprio. "Foi horrível. Prefiro nem dizer quanto vendi. Na primeira cheguei a comercializar 80 unidades", afirmou Herneto, que disponibilizou 20 modelos diferentes para o público, ao custo de R$ 20 cada um.

Além do movimento menor (segundo a PM, o ato recebeu 6 mil, menos da metade do que o primeiro, realizado em março), o estudante tem um palpite para as vendas decepcionantes. "Minhas camisas são brancas. Pessoal gosta mais de verde e amarelo".

Por volta das 13h30, quando o movimento praticamente se encerrara, um grupo superior a dez ambulantes se aglomerava no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. "Cara, vendi dois baús de isopor na primeira. Cada um, tem umas 110 latas de cerveja, 30 de refrigerante e 70 garrafas de água. Hoje vendi umas 50 unidades. Em março, vendi mais de 200, dois baús completos", contabiliza Altamiro Gonçalves.

"Ih, vendi menos da metade do que havia vendido nas manifestações anteriores", endossa Marcelo Costa. "Desta vez teve mais concorrência e o pessoal estava com menos dinheiro", justifica outro ambulante.